top of page
Foto do escritorSOSbioquímica

Ciclo de Krebs


A principal função do ciclo do ácido cítrico ou ciclo de Krebs é a oxidação da matéria orgânica em corpos cetônicos por exemplo, essa oxidação auxilia na transformação de FAD++ e NAD+ para FADH2 e NADH, respectivamente que irão transportar esses elétrons para a cadeia respiratória.


Antes do início do ciclo de Krebs é necessária a transformação do piruvato obtido no citosol pela glicólise, em Acetil-CoA, para essa transformação do piruvato em Acetil-CoA, é necessário que aconteça sua descarboxilação oxidativa pelo complexo enzimático piruvato-desidrogenase que é composto por três enzimas

(piruvato-desidrogenase, di-hidrolipoil-transacetilase e di-hidrolipoil-desidrogenase). Esse processo que ocorre a formação de NADH, é a oxidação irreversível em que o grupo carboxila do piruvato é liberado da molécula em forma de CO2.


Esse Acetil-CoA se juntará com o oxalacetato para obtenção de um composto mais energético de 6 carbonos, o citrato. Através de várias reações esse citrato se transformará em alfa cetaglutarato transformando um NAD+ em NADH nessa reação. O alfa cetaglutarato se transforma em succinil CoA, transformando mais um NAD+. Através da saída da coenzima A, o succinil CoA se transforma em succinato fornecendo energia para juntar um fosfato com o GDP, transformando-o em GTP, quando essa molécula perde o fosfato que foi obtido nessa reação, ela doa esse grupo para o ADP, o transformando em ATP e o GTP volta a ser GDP. O succinato se transforma em fumarato, dessa vez fazendo a conversão de FAD++ em FADH2. O fumarato será convertido em malato que se transformará em oxalacetato, liberando mais um NADH e iniciando o ciclo novamente.

É importante lembrar que dois piruvatos foram liberados na glicólise. Os produtos formados no ciclo de Krebs são: 4 NADH, 1 FADH2 e um ATP por piruvato, implicando no resultado dobrado. Uma vantagem do ciclo é que seus produtos intermediários podem ser utilizados como precursores biossintéticos.




Fontes:

LEHNINGER, T. M., NELSON, D. L. & COX, M. M. Princípios de Bioquímica. 7ª Edição, 2014. Ed



13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page