top of page
Foto do escritorSOSbioquímica

Como a Fibrina atua na coagulação sanguínea


O sangue possui diferentes funções, função respiratória, defesa e transporte hormonal são alguns exemplos de uma vasta lista de funções, ele pode ser separado em duas partes, basicamente. O plasma corresponde a parte proteica do sangue, o qual auxilia nos mecanismos de coagulação e proteção do corpo.

O coágulo é formado por um agregado de plaquetas, interligadas por fibrina. Essa proteína é transformada a partir do fibrinogênio, uma outra proteína solúvel em plasma e extremamente abundante no corpo. Ocorrem sequenciais remoções de resíduos de aminoácidos nas extremidades amino terminal da subunidade alfa e beta que implicam na ativação do fibrinogênio para início da cascata de coagulação.


A remoção catalisada pela trombina, implica na formação de uma morfologia perfeita, liberando os sítios ativos da porção carboxitermal das subunidades gama e beta. Então, a fribrina que antes era solúvel, na presença de cálcio se torna insolúvel pela ação do fator XIII, aquele aspecto gelatinoso do coágulo inicial ocorre pela ação da fibrina, que mais tarde realiza ligações covalentes entre moléculas igual a ela por conta da condensação catalisada por uma transglutaminase, de resíduos de Lys e Gln, essa ligação transforma o coágulo mole em coágulo duro. A formação do coágulo pela fibrina implica na inibição da perda de sangue que é essencial para reparar a parede do vaso danificado.




Gostou? Compartilhe nas redes sociais



Referências:

LEHNINGER, T. M., NELSON, D. L. & COX, M. M. Princípios de Bioquímica. 7ª Edição, 2014. Ed

Carlos, Maria Marília Leite, e Polyanna Dantas Fernandes de Sousa Freitas. “Estudo da Cascata de Coagulação Sangüínea e seus Valores de Referência”. Acta Veterinaria Brasilica, vol. 1, no 2, setembro de 2007, p. 49–55. periodicos.ufersa.edu.br, doi:10.21708/avb.2007.1.2.393.


Posts recentes

Ver tudo

Commenti


bottom of page