Conceitos básicos da bioenergética
- SOSbioquímica
- 8 de out. de 2021
- 2 min de leitura
Leis da termodinâmica
A primeira lei da termodinâmica titula que a energia é constante, ou seja, toda energia utilizada em um sistema não é perdida, mas sim convertida em outro tipo de energia. A segunda lei da termodinâmica está relacionada à aleatoriedade e desordem de um sistema e seus componentes.
Conceito de Entropia

Entropia é o grau de desordem não só relacionado com a energia, mas também da matéria, em que sua variação é dada pela fórmula: DeltaS = Sf- Si, em que a variação de entropia é igual ao grau de entropia final menos o grau de entropia inicial.
Conceito de Entalpia
Entalpia (H) informa o número e os tipos de ligação, apresentando três tipos principais: Entalpia de reação (DeltaHr), em que mede a energia que é absorvida ou liberada durante uma reação química. entalpia de solução (DeltaHs) que mede energia que foi liberada ou absorvida quando uma substância é dissolvida; entalpia de formação (DeltaHf) é a variação de energia que ocorre na formação de um composto. A variação de entalpia dita se uma reação apresenta comportamento exotérmico (-) ou endotérmico (+).
Assista à vídeo aula sobre entalpia:
Reações exotérmicas e endotérmicas
Uma reação exotérmica apresenta liberação de energia e sua variação de entalpia apresenta sinal negativo cor conta da perda de calor da reação para o meio, como exemplo temos uma chaleira com água à 100ºC, quando o estímulo da chama do fogão é dissipado, a temperatura da água vai diminuindo sem que haja nenhum trabalho para que isso ocorra.
Reação endotérmica: (entalpia positiva)

Reação exotérmica: (entalpia negativa)

Energia livre - energia de Gibbs
Todas as moléculas apresentam energia, a variação de energia livre em sistemas de temperatura e pressão constante (isotérmicos e isobáricos) é medida por DeltaG que é igual a variação de entalpia - variação de entropia.
Fontes:
LEHNINGER, T. M., NELSON, D. L. & COX, M. M. Princípios de Bioquímica. 7ª Edição, 2014. Ed
POIAN, A. T., FOGUEL, D., PETRETSKI, M. D., MACHADO, O. L. T. Bioquímica II. Fundação CECIRJ. CEDERJ.
SOS Bioquímica