top of page
Foto do escritorSOSbioquímica

Cremes que se certificam “contêm X aminoácidos essenciais” funcionam mesmo?

Os aminoácidos são a menor porção que constitui as proteínas.



Existem duas classes de aminoácidos existem, os não-essenciais são produzidos pelo corpo enquanto os essenciais são adquiridos na digestão e os vinte aminoácidos essenciais devem estar presentes na dieta.






Para entender o porquê de cremes que dizem ter X aminoácidos essenciais é necessário saber um pouco sobre digestão de proteínas. vamos lá:

A digestão de proteínas em aminoácidos acontece no estômago. Quando essas macromoléculas chegam ao estômago, há uma estimulação da mucosa gástrica para liberar gastrina, que estimula a produção de ácido clorídrico, desenovelando proteínas globulares e tornando as ligações peptídicas mais suscetíveis à hidrólise enzimática. Após esse processo, o conteúdo passa para para o duodeno onde ocorre a absorção dos aminoácidos que irão para o sangue e encaminhados pro fígado onde acontecerá o anabolismo dessas proteínas. No fígado, acontecerá a síntese proteica dos aminoácidos livres. Esse processo consiste na formação de proteínas.


A absorção dos aminoácidos ocorre no duodeno através do seu contato direto com a mucosa. Portanto, quando passamos um creme, não há a absorção desses aminoácidos e consequentemente não há digestão. Por mais que o creme seja ótimo, a informação sobre quantos aminoácidos ele contém é irrelevante.


Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page