top of page
Foto do escritorSOSbioquímica

Via das Pentoses-fosfato

A via das pentoses-fosfato tem a finalidade de produção de NADPH, que serve como doador de prótons e elétrons no processo de anabolismo, participa do metabolismo eliminando radicais livres (espécies reativas de oxigênio), bem como, na produção de açúcares de 3 a 7 carbonos. O açúcar de 5 carbonos será utilizado no anabolismo de ácidos nucleicos. Possui duas fases, a fase oxidativa e não oxidativa.

A primeira fase é a oxidativa, e se inicia com: ao invés da glicose 6-fosfato se transformar em frutose 6-fosfato para entrar na glicólise, ela se transforma em 6-fosfato glicono-lactona pela ação da glicose 6-fosfato desidrogenase para iniciar a via das pentoses fosfato; essa via é ativada quando a produção de NADPH/ ribose é necessária. O 6-fosfato glicono-lactona se transforma em 6-fosfato gliconato e então em ribulose 5-fosfato, formando um NADPH nessa última reação. A ribulose 5-fosfato se transforma em ribose 5-fosfato pelo rearranjo da cadeia.





Então passa-se para as reações não-oxidativas com a ribose 5-fosfato se transformando em gliceraldeído 3-fosfato que se transforma em eritrose 4-fosfato que se combina com xilulose 5-fosfato que resultará em gliceraldeído 3-fosfato, que pode ser usado para originar glicose 6-fosfato na gliconeogênese.



Fonte:

LEHNINGER, T. M., NELSON, D. L. & COX, M. M. Princípios de Bioquímica. 7ª Edição, 2014. Ed


Comentarios


bottom of page